Ao aderir a dieta low carb, você se compromete em manter o hábito da alimentação saudável, se sentir saciado e ainda, trazer diversos benefícios ao seu organismo, sendo os mais relevantes:
- Bom funcionamento no sistema digestivo;
- Melhoria no colesterol, triglicerídeos e diabetes;
- Maior disposição ao longo do dia;
- Ganho de massa muscular e perda de gordura;
- Prevenção de doenças que você pode ter predisposição e mais.
Existem apenas benefícios se você se atentar e fizer o processo de forma correta.
Para a execução da dieta low carb, é importante contar com o acompanhamento de especialistas, para que não haja nenhum risco a sua saúde e você consiga obter os resultados esperados.
No caso dos iniciantes da dieta low carb, um dos maiores desafios está em conseguir manter a disciplina e saber quais alimentos podem ser consumidos com frequência e quais não podem estar sempre presente.
Por isso, nós fizemos uma lista dos principais alimentos que não fazem parte da dieta low carb, para que você consiga preparar o seu planejamento de refeições de forma consciente.
Então, continue lendo esse conteúdo, se quiser ficar por dentro de todas as informações e fazer refeições mais saudáveis daqui para frente!
10 alimentos que não podem ser consumidos na Dieta Low Carb
São alimentos, bastante, conhecidos e que não trazem os benefícios esperados de acordo com a proposta dessa dieta.
Lembrando que nenhum alimento, isoladamente, pode engordar ou emagrecer, tudo vai depender da quantidade e frequência em que ele é consumido.
Pães
O pão é riquíssimo em carboidratos e por isso, não costuma ser bem-vindo na dieta low carb. Os níveis excessivos de carboidratos se transformam em açúcar no organismo, aumentando a produção de insulina e gordura corporal. Você pode substituir o pão com: Crepioca, pão de aveia e omeletes.
Alimentos industrializados
O bacon, os refrigerantes, a batata-frita, as bebidas alcoólicas e demais industrializados devem ser evitados, pois, eles contém altos níveis de gorduras ruins e contribuem para o surgimento de diversas doenças que podem ser evitadas.
Farinha
A farinha de trigo branca não é recomendada para essa dieta. Você pode utilizar opções mais saudáveis como a farinha de aveia e a farinha de amêndoas.
Açúcares
Os doces, sucos industrializados, refrigerantes e açúcar refinado também devem ser evitados. Já que o foco é reduzir a produção de insulina e se alimentar de forma mais saudável.
Frutas Secas
Nas frutas secas e desidratadas, boa parte da água é retirada, sobrando apenas o açúcar da fruta, por isso, elas devem ser evitadas também.
Cereais
Os cereais são alimentos ricos em carboidratos, podendo ter substâncias que dificultam a absorção de vitaminas, fibras e minerais. Veja alguns cereais bem comuns no dia-a-dia: Arroz, macarrão, cuscuz e a farofa.
Margarinas
A margarina contém gorduras ruins e deve ser cortada, sendo, facilmente, substituída pelo azeite e óleo de coco.
Milho
O milho é um grão riquíssimo em carboidratos e está vetado da dieta low carb em qualquer receita.
Batata-Inglesa
A batata-inglesa é um tubérculo que possui menos fibras do que os outros convencionais e um alto índice de carboidratos, ou seja, não é interessante para a dieta low carb.
Alimentos processados
Fique de olho, principalmente, em tudo que envolver carnes. Para os especialistas isso é algo que merece atenção, pois, uma alimentação saudável prioriza alimentos naturais.